Botoeira sonora – A busca pelo funcionamento correto!
Não queremos ser injustos, mas, por favor, onde tem uma botoeira sonora que funcione direitinho?
As botoeiras sonoras são dispositivos importantes para a autonomia de pessoas com deficiência visual. Sua utilização é razoavelmente simples, apesar de não haver um padrão no Brasil e cada município, quando possui o equipamento, ter modelos diferentes.

De maneira geral, a botoeira fica localizada em postes próximos das esquinas, em quadras de ruas com maior movimento ou próxima a instituições ou associações para pessoas com deficiência visual. Ela emite sinais sonoros, visuais e táteis (vibração) que auxiliam as pessoas cegas ou com baixa visão na travessia de ruas.
A partir da localização do poste, a botoeira poderá ser acionada.
Geralmente estas botoeiras tem uma placa em braille que orienta a pessoa cega, que sabe ler em braille, a segurar o botão por, no mínimo 03 segundos, para acionar o modo sonoro.
A partir disso, a pessoa recebe a seguinte instrução: “TRAVESSIA SOLICITADA – AGUARDE”.
Ok, mas qual é o momento oportuno para atravessar?
A pessoa com deficiência visual ou qualquer outra pessoa que utilize o sinal sonoro precisa saber que as duas frequências do som emitidas, significam diferentes informações, assim como uma pessoa que enxerga sabe que, quando o “homenzinho vermelho” começa a piscar é sinal que o tempo para a travessia do pedestre está acabando!
Então, vamos lá! O sinal sonoro para a travessia é acionado e começa a tocar e quando a frequência desse som intensifica significa que o tempo para a travessia está acabando ou, caso a pessoa chegue na esquina com essa frequência sonora já acelerada, NÃO DEVE INICIAR a travessia.

Algumas reflexões e questões para melhorar a segurança na travessia e funcionalidade do equipamento:
- Nem sempre o modo sonoro da botoeira está funcionando, o que faz com que as pessoas com deficiência visual, principalmente a pessoa cega, não saibam que há este dispositivo na via;
- Às vezes, as instruções sonoras estão em um volume muito baixo que prejudica a compreensão da pessoa com deficiência visual, principalmente daquelas que possuem algum comprometimento auditivo;
- Após ouvir o sinal sonoro para INICIAR A TRAVESSIA, é aconselhável verificar se, de fato, os carros e motos PARARAM afinal, sabemos que nem todo mundo respeita o ciclo semafórico. Orientamos, ainda, verificar se não há ciclistas, skatistas, pessoas com patinetes ou pessoas puxando carrinhos de materiais recicláveis que possam causar alguma colisão na travessia;
- Quase sempre, não encontramos as botoeiras sonoras sincronizadas, ou seja, elas NÃO TOCAM SIMULTANEAMENTE da calçada que a pessoa está para a calçada que quer chegar! Esta sincronização é fundamental para a pessoa cega manter-se na faixa de pedestres e chegar com maior segurança na outra calçada;
- Na ausência da sincronização do som das botoeiras sonoras, é importante que a pessoa com deficiência visual esteja bem posicionada na calçada, de preferência, em cima do piso tátil de alerta o que garantirá um melhor alinhamento para a travessia;
- Caso a pessoa com deficiência visual já tenha iniciado a travessia e o sinal sonoro comece a acelerar, ela deve manter-se calma e FINALIZAR A TRAVESSIA sem correr, pois dispõe de tempo suficiente para concluir com segurança;
- Alguns locais, principalmente onde há uma grande circulação de pessoas com deficiência, possuem uma maior quantidade de botoeiras sonoras nos diversos cruzamentos de vias, o que pode gerar uma confusão sonora, caso as botoeiras sejam acionadas simultaneamente. Neste caso, aconselhamos estudar determinados cruzamentos e locais com o apoio de um profissional de Orientação e Mobilidade;
- É aconselhável, em locais com prevalência de residências (geralmente, onde estão localizadas as instituições especializadas) que haja um estudo para desativar o sistema sonoro durante o período noturno. Isto melhora a qualidade de sono dos moradores, evita depredações e garante uma política de boa vizinhança.
Este texto, suas questões e reflexões são observações de muitos anos de trabalho dos profissionais de Orientação e Mobilidade na rua com seus alunos e alunas.
Nossa intenção é colaborar para uma cidade acessível, segura e acolhedora para todas as pessoas.
Fonte: CET/Especificações Técnicas – Botoeiras Sonoras e OMDHA.
There’s an effortless beauty in the way you express complex ideas, making them feel as though they’ve always been obvious.
Thanks a lot for your commentary. We believe that many years experience help us to find simple ways to express ideas.
Your writing wraps around you like a warm blanket, providing comfort while challenging you to think deeper.
Wow, thanks, again!