Sem cooperação não há autonomia e independência
Na base de qualquer atividade entre pessoas que buscam autonomia e independência, a cooperação é uma estratégia fundamental.
Autonomia requer um circuito contínuo de ação-reflexão-ação que levará o sujeito a resolver problemas e tomar decisões.
Uma relação saudável onde pais/filhos; professores/alunos e gestores/colaboradores pretendem o desenvolvimento intelectual, técnico e moral deve ser marcada pela reciprocidade, equilíbrio de poder e afetividade positiva.
Sem estas condições, provavelmente, teremos “adultos” reproduzindo relações autoritárias ou de prestígio que vivenciaram em sua infância. Relações onde as regras e comportamentos são dadas de antemão e cumpridas como verdades absolutas.
A partir desta breve análise podemos concluir que não se constrói autonomia em processos onde a interdependência pautada na ética e no bem comum não esteja presente.
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Fonte: A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados. Bronfenbrenner, 1996. Piaget, Vygotsky e Wallon – Teorias psicogenéticas em discussão. La Taille, Oliveira e Dantas, 1992.