Seeing AI – Auxílio na mão para a descrição de novos ambientes
Andar em um ambiente novo é um desafio para a pessoa com deficiência visual e, neste momento, ficar dependente do auxílio de outra pessoa é comum.
Isto ocorre porque a visão é o sentido que dá as informações mais rápidas quando chegamos a um lugar desconhecido. É a visão que nos diz onde estão as cadeiras disponíveis para sentar, onde é o banheiro, onde tem um bebedouro, onde posso encontrar alguma coisa para comer, com quem posso falar para me auxiliar etc. Para a pessoa com cegueira ou baixa visão tudo isto é possível, porém, para isso ela usa os outros sentidos e outras estratégias.
A familiarização de ambientes na Orientação e Mobilidade
Todas as pessoas têm as suas próprias estratégias para conhecer novos lugares, mas nem sempre elas são eficientes.
No caso da pessoa com deficiência visual, há uma metodologia que utilizamos, chamada Familiarização de Ambientes, que garante um mapeamento organizado. Partimos de um ponto inicial (geralmente uma porta de entrada, elevador ou escada de acesso) e, a partir daí, fazemos o perímetro do lugar, utilizando um dos lados da parede. É importante que, uma vez definido o lado (esquerdo ou direito), este deve ser mantido até o contorno inteiro do perímetro, o que levará a pessoa de volta ao ponto inicial.
Isto é ótimo, por exemplo, para aqueles “videntes perdidinhos” que nunca lembram de que lado ou em que andar está aquela loja no shopping!
Voltando à deficiência visual, na familiarização de ambientes além do perímetro, também ensinamos os cruzamentos que identificam mobiliários e outras estruturas que estão no meio do ambiente.
O que é o Seeing AI
O Seeing AI é um aplicativo gratuito da Microsoft que usa a Inteligência Artificial e ajuda os usuários com cegueira ou baixa visão descrevendo pessoas e ambientes, lendo impressos em livros e identificando produtos e dinheiro.

Como usar o Seeing AI na familiarização de ambientes
Imagine que você acabou de chegar na porta de um novo ambiente, então, da porta mesmo, você tira uma foto e aguarda que o aplicativo faça a audiodescrição.
Abaixo, um exemplo prático desta ação, incluindo a foto e a descrição feita pelo Seeing AI:

Descrição: A imagem mostra uma pequena sala com piso de azulejos. No primeiro plano esquerdo, uma bicicleta é parcialmente visível, com a roda dianteira e o guidão à vista. A sala possui uma mesa de madeira posicionada contra a parede direita, estendendo-se até a janela. Na mesa, há um laptop aberto, uma pilha de papéis, um copo de metal e alguns outros itens pequenos. Uma cadeira de escritório preta com uma almofada vermelha é colocada na frente da mesa. Acima da mesa, uma janela com moldura escura está presente e uma cortina branca está amarrada na parte superior. Fora da janela, parte de um edifício com várias janelas é visível. À direita da mesa, uma pequena estante ou armário é parcialmente visível, com alguns livros ou itens sobre ele. Uma lixeira está localizada embaixo da mesa.
Pois é, a familiarização de ambientes deu um novo salto, mas não se engane, a audiodescrição que o Seeing AI faz é mais uma ferramenta de apoio. Não subestime a concretude e a alegria de uma interação real com pessoas, formas, texturas e cheiros complementando sua experiência.
Baixe o Seeing AI
Fonte: https://news.microsoft.com/pt-br/o-que-ha-de-novo-no-seeing-ai/