Prevenção da perda da visão por retinopatia diabética
A retinopatia diabética é uma doença que afeta os vasos sanguíneos localizados na retina, região posterior do olho que recebe as imagens que são enviadas ao cérebro.
O rompimento desses vasos podem causar um edema macular e a consequência será a perda da nitidez da visão e até mesmo a cegueira.
A cegueira por retinopatia diabética é cada vez mais frequente no Brasil e no mundo.
Infelizmente, a mídia não tem muito interesse em informar esses dados, mas a classe médica e os estudos científicos indicam que a incidência do diabetes tem aumentado devido a falta de atividade física e o excesso de consumo de alimentos ultraprocessados que levam à obesidade.
O Brasil tem aproximadamente 20 milhões de pessoas com diabetes e a doença é a principal causa de cegueira irreversível.
Estima-se que, em 2025, o mundo terá 300 milhões de diabéticos, sendo 50% deles com o risco de desenvolver retinopatia diabética que pode levar à perda da visão.
Os dados da World Report on Disability 2010 e Vision 2020 indicam que a cada 5 segundos 1 pessoa se torna cega no mundo.
A melhor prevenção é o controle do diabetes através do acompanhamento médico, da prática regular de uma atividade física e do acesso a uma alimentação saudável.
Ok, falar é fácil, mas como fazer?
Que tal começar pensando como inserir mais movimentos no seu dia a dia? Arrumações simples na casa, como por exemplo, uma gaveta de um guarda roupas ou armário que levam a pequenos deslocamentos, agachamentos e coordenação visomotora (para dobrar as roupas, agrupar objetos, separar por cores e texturas).
E por que não aprender como deixar sua alimentação mais saudável com a inserção e preparação de alimentos baratos, como a aveia, que ajudam no controle do diabetes.
A mudança para uma vida saudável está nas pequenas ações que a gente faz diariamente, dentro da nossa casa. A transição deve ser gradual e pensada para o nosso estilo de vida. Faz sentido pra você?
Bora pensar mais estratégias juntos?
Fonte: World Report on Disability 2010; Vision 2020, Retina Brasil e Sociedade Brasileira de Diabetes